Página Inicial
Sobre o SAAE
Tratamento de Água
Tratamento de Esgoto
Tarifas
Educação Ambiental
Concursos
Notícias
Contato
Fale com o Presidente
Portal da Transparência
Holerite Virtual
Webmail
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM

 
NOTÍCIAS
 
03/01/2014 - VERÃO É ÉPOCA DE ECONOMIA DE ÁGUA


O Verão chegou! Dia 22 de dezembro iniciou-se oficialmente a temporada de verão no Brasil. Durante a estação mais quente do ano, a sensação de calor aumenta, o que torna os índices de consumo e desperdício de água ainda maiores. Afinal, não há quem não goste de se refrescar debaixo do chuveiro, não é mesmo?

Por isso, para aproveitar tudo o que os dias ensolarados têm a oferecer, sem correr o risco de ficar com a caixa d’ água vazia, o verão deve ser também a época de reforçar as atitudes de economia. "Atitudes simples fazem a diferença na conta de água e contribuem para a preservação desse recurso tão importante. Neste ano não tivemos problemas de falta de água (racionamento), mas é sempre bom ficarmos atentos, pois a escassez de água é algo que precisamos combater diariamente", destacou Luciano Fiori, Diretor-presidente do SAAE Ambiental. Confira abaixo algumas dicas de consumo consciente.


1. Na hora do banho

Desligue o chuveiro quando for se ensaboar ou passar o xampu. O banho de ducha ou chuveiro por 15 minutos com o registro todo aberto consome, em média, 135 litros de água.


2. Ao escovar os dentes 

A escovação também requer cuidados de racionalização. Molhe a escova e feche a torneira. Só torne a abri-la quando terminar de escovar os dentes. Com essa atitude, a economia pode chegar a mais de 11,5 litros de água.


3. Na cozinha 

Ao lavar a louça, ensaboe todos os utensílios para posteriormente enxaguá-los. Ao todo, 15 minutos de torneira aberta consome 117 litros de água.


4. Na área de serviço 

A lavagem de roupa é outra atividade que pode gastar muita água. Uma lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos gasta, em média, 135 litros de água. Por isso, o ideal é usá-la somente com a capacidade total e no máximo três vezes por semana.

No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. Por isso, coloque a roupa de molho e a ensaboe por completo no final da lavagem.


5. Calçada e carro 

Lavar a calçada com a mangueira é um hábito comum que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos, são perdidos, em média, 400 litros de água. Substitua os jatos de água por vassouras ou panos umedecidos. Outra dica é utilizar a água descartada pela máquina de lavar roupa para a lavagem do quintal e da calçada. Para lavar carros, utilize balde e pano ao invés de mangueira. Dessa forma, evita-se o consumo de até 216 litros de água.

 
 
 
SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia
Alameda Rotary 60, Centro
Tel.: 19 3924-8150 | CEP 13.940-000 | Águas de Lindóia | SP
Desenvolvido e Hospedado by Lindoi@NET