Página Inicial
Sobre o SAAE
Tratamento de Água
Tratamento de Esgoto
Tarifas
Educação Ambiental
Concursos
Notícias
Contato
Fale com o Presidente
Portal da Transparência
Holerite Virtual
Webmail
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM

 
NOTÍCIAS
 
19/09/2013 - LUCIANO FIORI VISITA A SECRETARIA DE SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO


Na tarde desta terça-feira (17) o diretor presidente do SAAE Ambiental esteve com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni.

Na ocasião, Luciano Fiori teve a oportunidade de compartilhar com o secretário alguns desafios que o SAAE Ambiental vem enfrentando com relação ao abastecimento de água no município. Um desses desafios é a necessidade da construção de um novo reservatório de água tratada.

Atualmente a região central e o bairro dos Moreiras, Cavalinho Branco, Parque DAragona e Parte do bairro Nova Lindóia, são atendidos por um reservatório de água tratada instalado no bairro Jd. Paraíso com capacidade igual a 1000 m³.

Tal reservatório vem apresentando alguns problemas, como processo de corrosão química (encontra-se com cerca de um terço de sua capacidade total) além de estar sendo insuficiente para o abastecimento, já que para atender a demanda atual seria necessário um reservatório com capacidade igual ou superior a 1000 m³. Desta forma, os bairros vêm sofrendo sérios períodos de racionamento, o que tem dificultado o cotidiano de muitas famílias.

Águas de Lindóia é uma importante Estância Hidromineral, e neste sentido, recebe muitos turistas nas altas temporadas e nos feriados. Estima-se que essa população flutuante chegue a 1.500.000 pessoas anualmente, agravando ainda mais o problema. Exemplificando, pode-se destacar o evento “Encontro de Autos Antigos” que chega a receber uma média de 350 mil pessoas durante os 04 dias de evento. Ademais, Águas de Lindóia foi pré-selecionada para ser subsede da Copa do Mundo, e uma das exigências da FIFA para que esta seleção seja concretizada é de que as condições de infra-estrutura básica do município sede estejam devidamente equacionadas.

Por esse motivo, o município necessita contar com toda capacidade em seus reservatórios, garantindo assim o abastecimento para os munícipes e para o grande número de turistas que frequentam a cidade a cada ano.

O reservatório existente foi construído em aço no ano de 1986 e está localizado no bairro Jd. Paraíso, sendo alimentado por uma adutora de 250 mm.

Com a implantação de um novo reservatório metálico e com capacidade de pelo menos 1000 m³, distante a 190 metros do atual reservatório, espera-se atender a demanda dessa região até o ano de 2020.

O pedido para construção do novo reservatório foi encaminhado e acredita-se que a liberação seja feita em breve.

“Com a capacidade de reservação aumentada, poderemos levar água tratada a uma população de aproximadamente 10.500 habitantes, somando-se a população flutuante que na época de férias chega a dobrar”, destacou Luciano Fiori.

 
 
 
SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia
Alameda Rotary 60, Centro
Tel.: 19 3924-8150 | CEP 13.940-000 | Águas de Lindóia | SP
Desenvolvido e Hospedado by Lindoi@NET