Página Inicial
Sobre o SAAE
Tratamento de Água
Tratamento de Esgoto
Tarifas
Educação Ambiental
Concursos
Notícias
Contato
Fale com o Presidente
Portal da Transparência
Holerite Virtual
Webmail
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM

 
NOTÍCIAS
 
14/05/2013 - QUEIMADA É CRIME AMBIENTAL. FIQUE ATENTO!


O SAAE Ambiental em parceria com a Defesa Civil, Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura e COMDEMA, iniciaram neste mês uma campanha de combate às queimadas. Foram confeccionadas placas e banners com o intuito de conscientizar a população quanto aos riscos e prejuízos do fogo. Ao andar pelo município, será possível visualizar os avisos da campanha que estão afixados em locais de grande circulação, além dos Morros do Cruzeiro, Pelado e Brejal.

É importante que a população saiba que no dia 01 de Junho iniciará a Operação Estiagem em nosso município. Este período não é conhecido somente pela falta de chuvas, mas também pela grande quantidade de focos de incêndio. No ano passado foram registrados mais de 50 focos, entre grandes e pequenos nos meses de Agosto a Outubro.

Com relação às queimadas, que na maioria das vezes são criminosas, estas contribuem substancialmente para o aumento de ocorrências de fogo em mata, o que provoca, além de prejuízo ao meio ambiente, problemas respiratórios devido à fumaça muitas vezes mais tóxica quando produzida pela queima de plásticos e entulhos.

Os meses de estiagem também são marcados pela baixa umidade relativa do ar, o que agrava as doenças respiratórias quando aliada às fuligens das queimadas. Neste período, a Defesa Civil controla diariamente os índices de umidade do ar para que possa alertar a população sobre os riscos e orientá-la quanto aos procedimentos adequados. É importante lembrar que a umidade quando próxima a 30% o quadro é de observação, abaixo de 20% estado de atenção, de 20 a 12% de alerta, onde já são tomadas algumas medidas restritivas quanto às atividades físicas, e abaixo de 12% de emergência onde é determinado que nenhum tipo de atividade seja realizada ao ar livre entre 10 e 16 horas.

É importante salientar que colocar fogo de qualquer espécie é crime ambiental e estão previstas multas, pois já está em vigor a Lei nº 2.859 de 27 de Março de 2012, que dispõe sobre a proibição de queimadas no Município e estabelece penalidades. A população deve evitar esta prática, pois as multas podem ultrapassar R$ 5.000,00.

A Defesa Civil encontra-se disponível através do telefone 199 durante 24 horas para denúncias e informações.

 
 
 
SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia
Alameda Rotary 60, Centro
Tel.: 19 3924-8150 | CEP 13.940-000 | Águas de Lindóia | SP
Desenvolvido e Hospedado by Lindoi@NET