Página Inicial
Sobre o SAAE
Tratamento de Água
Tratamento de Esgoto
Tarifas
Educação Ambiental
Concursos
Notícias
Contato
Fale com o Presidente
Portal da Transparência
Holerite Virtual
Webmail
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM

 
NOTÍCIAS
 
21/02/2013 - SAAE AMBIENTAL É CONTEMPLADO COM CONSTRUÇÃO DE ETE


 SAAE Ambiental é contemplado com construção da ETE no bairro dos Moreiras

Nova ETE representa grande avanço para Águas de Lindóia na questão ambiental

Nesta semana, o SAAE-Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia foi comunicado da liberação dos recursos para o início das obras da nova Estação de Tratamento no bairro dos Moreiras. Segundo o diretor presidente da Autarquia, Luciano Fiori, o próximo passo será aprovação do Projeto de Lei, pela Câmara Municipal, que autoriza a celebração do Convênio entre o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado (DAEE) e o município. Em seguida, já no próximo mês de março deve acontecer a assinatura do documento junto ao Governo do Estado.

A ETE Moreiras atenderá uma população fixa de 12.000 pessoas e população flutuante de mais 20.000 pessoas representando cerca 52% do esgoto gerado em Águas de Lindóia. “O benefício do tratamento dos efluentes nesta ETE não se restringe somente ao município, mas abrange a bacia hidrográfica do Rio MOGI-GUAÇU, com impacto direto na disseminação de doenças, além de proporcionar melhoria dos recursos hídricos, com a conseqüente redução dos custos do tratamento da água destinada ao abastecimento público”, destacou Luciano Fiori.

O prefeito Toninho Nogueira salienta que desde o mês de Maio de 2011 o SAAE Ambiental e a Prefeitura Municipal vinham buscando junto ao DAEE recursos para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro dos Moreiras, através do Programa Água Limpa. “Desde de que assumi a prefeitura eu, juntamente com o diretor presidente do SAAE intensificamos os contatos com o Governador, Geraldo Alckmin e com o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Geriboni, através do Deputado Barros Munhoz,  na tentativa e agilizar o processo e graças a Deus tivemos êxito, ressaltou Toninho”.

Segundo Munhoz, as tratativas para a concretização da conquista continuam. “Estou em permanente contato com o governador Alckmin e sua equipe para que, o quanto antes, seja assinado o convênio e as obras iniciadas”, disse.

Outro ponto destacado pelo prefeito é que a obra é muito importante para a cidade, tendo em vista que Águas de Lindóia foi pré-selecionada para ser subsede da Copa do Mundo, e uma das exigências da FIFA para que esta seleção seja concretizada é de que as condições ambientais do município sede estejam devidamente equacionadas. Com a construção da ETE Moreiras, o município somará 80% de esgoto tratado.

O programa Água Limpa - foi criado pelo Governo do Estado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE e Secretaria Estadual da Saúde, executado em parceria com as prefeituras, com o objetivo de implantar sistemas de afastamento e tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

 

 
 
 
SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia
Alameda Rotary 60, Centro
Tel.: 19 3924-8150 | CEP 13.940-000 | Águas de Lindóia | SP
Desenvolvido e Hospedado by Lindoi@NET