Página Inicial
Sobre o SAAE
Tratamento de Água
Tratamento de Esgoto
Tarifas
Educação Ambiental
Concursos
Notícias
Contato
Fale com o Presidente
Portal da Transparência
Holerite Virtual
Webmail
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM

 
NOTÍCIAS
 
DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA


BANHO: Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade como a nossa, de 17 mil habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 51 mil litros de água em cada uso.

VASO SANITÁRIO: Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido.

Não deixe a descarga do banheiro disparar, não jogue papéis higiênicos, absorventes, fio dental, algodão, fraldas descartáveis, chupetas, curativos ou qualquer outro tipo de lixo no vaso sanitário, utilize lixeiras em seu banheiro.

TORNEIRAS: Instale torneiras com aerador (peneirinhas ou telinhas na saída da água). Ele dá a impressão de maior vazão, mas na verdade, faz exatamente o contrário.

LOUÇA: Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utiliza água corrente somente para enxaguar.

VERDURAS: Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (com sanitizante), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

ROUPAS: Lave de uma vez toda roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser o mesmo usado para manter a roupa de molho. Enquanto isso mantenha a torneira do tanque fechada. Enxague também utilizando o balde e não a água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxagues. Caso você ainda vá comprar ou trocar de lavadora, escolha as de abertura na frontal que gastam menos água que as de abertura em cima. E quando descartar a água da lavadora utilize-a para lavagem do quintal, ou área de serviço.

JARDINS E PLANTAS: Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros em média.

Você pode economizar em média 96 litros se tomar os seguintes cuidados:

- Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;

- Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;

- Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;

- Cultive plantas que necessitam de pouca água;

- Molhe a base das plantas, não as folhas;

- Utilize cobertura morta (casca de árvore, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água.

ÁGUA DA CHUVA: Aproveite sempre que possível a água da chuva Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois usá-la para regar as plantas. Só não se esqueça de deixá-los tampados depois para que não se tornem criadouros do mosquito da Dengue.

CARRO: Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.

CALÇADA: Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, depois se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para retirar a poeira. Utilize o resto da água com sabão para lavar. Para isto você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou da lavadora.

 

 
 
 
SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia
Alameda Rotary 60, Centro
Tel.: 19 3924-8150 | CEP 13.940-000 | Águas de Lindóia | SP
Desenvolvido e Hospedado by Lindoi@NET