Página Inicial
Sobre o SAAE
Tratamento de Água
Tratamento de Esgoto
Tarifas
Educação Ambiental
Concursos
Notícias
Contato
Fale com o Presidente
Portal da Transparência
Holerite Virtual
Webmail
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM

 
TRATAMENTO DE ÁGUA
 
Saiba como a água é tratada no SAAE:


 

 

Etapa 1 - Captação: A água é captada por gravidade no Reservatório Cavalinho Branco e conduzida até a ETA por uma adutora de ferro fundido.

Etapa 2 - Pré-cloração: Chegando à ETA, a água passa pela Pré-Cloração, onde recebe Hipoclorito de Sódio visando remover (oxidar) ferro, manganês e parte dos compostos orgânicos presentes na água.

Etapa 3 - Adição de Cal: Em seguida, a água recebe uma dosagem de cal (Hidróxido de Cálcio) para elevar a alcalinidade da água, visando atingir um pH ideal para a coagulação.

Etapa 4 - Adição de coagulante: A água passa pela Calha Parshall onde tem o seu volune medido. Na parshal, aplica-se o Sulfato de Alumínio Líquido como coagulante (produto químico utilizado para favorecer a formação de flocos).

Etapa 5 - Floculadores: Nestes tanques, os produtos misturados com a água vão formar os flocos - agregados de particulas formadas da sujeira presente na água.

Etapa 6 - Decantadores: Após floculada, a água é distribuída para os Decantadores; Nestes tanques os flocos se sedimentam, isto é, descem para o fundo e a água irá praticamente limpa para os filtros.

Etapa 7 - Filtros: Nos filtros, os flocos que não ficaram retidos na decantação serão eliminados. Neste processo a água já está clarificada, mas necessita de mais cuidados.

Etapa 8 - Cloração: Após a filtragem, a água recebe adição de cloro (Cloro-Gás), que elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

Etapa 9 - Fluoretação: Em seguida, aplica-se uma dosagem de fluor (Ácido Fluossilícico), que contribui no combate às cáries principalmente no período de formação dos dentes.

Pronto! A água já pode ser distribuída sem riscos e com garantia de qualidade para toda a cidade.

Etapa 10 - Bomba de recalque: Da ETA I, a água é bombeada através de uma adutora de ferro fundido para o Reservatório Central (com capacidade de 1000 m³).

Etapa 11 - Reservação: Para manter nossas residências sempre abastecidas, o SAAE ainda conta com reservatórios do Mirante, (500 m³), do Cruzeiro (uma de 140 m³ e outra em construção de 500 m³) e do Jaboticabal (500 m³). O SAAE também conta com outra estação de tratamento de água, a ETA II, que é responsavel pelo abastecimento de cerca de 20% do municipio, localizada no bairro do Jaboticabal.


Percebeu como é trabalhoso todo caminho que a água percorre até chegar as nossas casas? É por isso que o SAAE, preocupado em manter a qualidade da água tratada na ETA, mantém uma equipe de técnicos que coletam e analisam periodicamente a qualidade da água servida à população em diversos pontos da nossa cidade.



Quem cuida do tratamento?

São os operadores da ETA. Eles tratam e analisam a água em suas diversas fases de tratamento, garantindo assim a qualidade final do produto servido.


Então, agora que já conhecemos um pouco da nossa ETA, que tal todos nós, juntos
com o SAAE, garantirmos esta qualidade, evitando desperdícios e preservando nossas
nascentes, rios e águas subterraneas?

 
 
SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia
Alameda Rotary 60, Centro
Tel.: 19 3924-8150 | CEP 13.940-000 | Águas de Lindóia | SP
Desenvolvido e Hospedado by Lindoi@NET